quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Uns cheios, outros em vão - Heloisa Seixas

ISBN: 9788577343232
Autor (a): Heloisa Seixas
Tradução: --------
Número de páginas: 176
Ano:
2013
Editora: Casa da Palavra|Editora Leya

Pontuação: ♥ ♥


Sinopse Skoob: Assim como os livros, as comidas também são capazes de contar histórias. Despertam emoções, provocam sensações e fazem as pessoas lembrarem personagens marcantes. Algumas são capazes de traduzir com perfeição o sabor de tempos passados, provocando um gostoso sentimento de saudade em quem as aprecia. Nesta obra, Heloisa Seixas ultrapassa os limites do gênero de receitas, misturando-o com memórias, reflexões - e até com ficção.

Meus pareceres: Ganhei o livro "Uns cheios, outros em vão" da Heloisa Seixas em dezembro de 2014, num sorteio que rolou no blog Mulher Vitrola da +Renata Montenegro. Na época, compartilhei a imagem do recebimento no Instagram do meu outro blog@truquesdemeninas

Ao recebê-lo já fui logo folheando para ver o que viria pela frente. Confesso que fiquei um pouco assutada (e feliz!!!) quando percebi que junto aos contos e relatos da autora, tinham várias e várias receitas. Apesar de eu não ser uma cozinheira nata, tenho me aventurado cada dia mais nesse universo e estou sendo literalmente "dobrada" e vencida pelo estômago...


O livro é divertido e ao mesmo tempo desperta uma curiosidade e tanto a cada parte que eu ia avançando. Acabei lendo de maneira intercalada à outras leituras, já que não era exatamente o sentimento de descontração que eu sentia ao longo de leitura desse livro e sim, um sentimento de "escutar alguém contar sua vida", entendem? É como se eu estivesse o tempo inteiro conversando com minha mãe, tias, avós e escutando-as contarem fatos da família... Um sentimento bom, mas ao mesmo tempo, que requeria ouvido!

Hoje, mais de um ano após ter recebido o livro, finalizei a leitura. Cheia de vontade de fazer as receitas (algumas, segundo meu marido, lembram as receitas da família dele; e sim, queremos arriscar colocá-las em prática!). 

Além das receitas, conheci um pouco mais dessa família da Heloisa Seixas (assim tive a impressão, pelo menos). É engraçado "escutá-la" falando do Raul Seixas, como Raulzito... e mais ainda, imaginá-lo fazendo as suas artes, como por exemplo, enganando-a sobre os pintos nas claras de ovos... É engraçado ver alguém que não conheço, falando de sua vida de uma forma tão íntima a tal ponto de me fazer sentir próxima dela. 

A sensação que tenho é de que se encontrasse com a Heloisa hoje, convidaria para comer uma torta, tomar um café e colocar a fofoca em dia kkkk Enfim, é um daqueles livros para quem gosta de escutar histórias e causos de família. E em especial, para quem gosta de comidas ;) 

Ah, e como sempre, fiz alguns registros de passagens/frases do livro que mais gostei...

"Vivemos tentando deixar nossas pegadas, apressados entre o início e o fim da viagem, sem saber ao certo o que acontecerá. E a vida passa num sopro, uma rajada, não dura mais do que alguns minutos diante do arco da eternidade."
 p.17

"O homem só gosta daquilo que comeu na infância. (Nelson Rodrigues)"
 p. 32 

"Então, agora é proibido comer, é proibido não ter músculos, é proibido ser feio, é proibido envelhecer. 
O padrão de beleza vigente é irreal." 
p.35

"Para quem é, bacalhau basta." 
p. 117

Além das frases, separei receitas que quero colocar em prática o mais breve possível e uma lista de frutas que ainda quero comer (já amo frutas e várias das listadas pelo autora não são comuns na minha região). 

  • Queijo do Reino p.129
  • Alfenim p.138
  • Jambo, jamelão, cajá-manga, graviola, caju, fruta-pão, seriguela, mangaba, tamarindo, carambola. p.147
  • Biscoitos amanteigados p.154
  • Torta de coco da Ju (toalha felpuda) p.156

Por hoje é isso! Que 2016 seja um ano repleto de livros bons! 
Um abraço, boa leitura, feliz ano-novo e até a próxima parada!
Ana Laura

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!

author
Ana Laura Queiroz
Formada em Letras Português/Espanhol. Autora, professora e blogueira. Lê e escreve por paixão e por profissão. Para solicitar a prudução de um artigo, entre em contato.