segunda-feira, 13 de abril de 2015

Extraordinário - R.J. Palacio - um livro para ler e internalizar

ISBN: 9788580573015
Autor (a): R. J. Palacio
Tradução: Rachel Agavino
Número de páginas: 
Ano:
2013
Editora: Intrínseca
Pontuação: ♥ ♥



Sinopse Skoob: Extraordinário - O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Meus pareceres: é um daqueles livros que não dá para simplesmente ler sem anotar uma frase ou sem parar para refletir sobre as nossas atitudes do cotidiano. Apesar da leitura fluir muito bem, por ser leve e por ter uma linguagem boa de se apreciar, é um livro dotado de textos profundos, com ligações externas (músicas e citações) que nos faz viver cada momento do livro como se fossemos o personagem. 

Uma das coisas que mais gostei, foi a diagramação. Quem lê o blog sabe o quão apaixonada sou por livros que são subdivididos e têm uma certa interação com o público. 

Via
Esse livro é subdividido em capítulos, nos quais os demais personagens (não só o principal, August) falam a partir do seu ponto de vista. Todos contam os mesmos acontecimentos, mas cada um de acordo com o que vivia. O que permite que leitor vire alguém "onipresente", pois passamos a saber tudo da vida de todos os personagens e até a "entender" o porquê da atitude de cada um. 

É com certeza um dos livros que mais gostei de ler nos últimos tempos e que, quero comprar para deixar nos "queridinhos" - já que esse que li peguei emprestado na biblioteca do colégio onde trabalho. 

Como de costume, selecionei algumas passagens do livro que me "conquistaram" ;)

Quero me apaixonar desse jeito um dia. Quero que meu marido me ame como o príncipe Andrei amava Natasha. (p.114 - Via falando sobre a sua leitura do livro Guerra e Paz). 



Acordar quando está nevando é uma das coisas de que mais gosto no mundo [...]você corre para a janela e, lá fora, tudo está branco: as calçadas, as árvores, os carros na rua, as vidraças. E quando isso acontece em um dia de aula e você descobre que a escola está fechada, bem, não importa quanto eu cresça: sempre vou achar que essa é a melhor sensação do mundo. E não vou ser um desses adultos que usam guarda-chuva quando está nevando - nunca.  (Jack - Neve - p.154)


É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante. (August p. 222)

Eu esqueci  que podia ver 

Tantas coisas lindas
eu esqueci que podia precisar
Descobrir o que a vida poderia trazer
- Andain, "Beautiful Things"


É tão estranho como uma noite pode ser a pior da sua vida, mas, para o restante das pessoas, ser apenas uma noite normal. [...] Para o resto do mundo era apenas um dia normal. Talvez até feliz. Talvez alguém tenha ganhado na loteria. (August - Hora de dormir - p.280)



Talvez tenha sido o casaco rasgado e o cotovelo sangrando. ou apenas porque os professores escutam tudo. (August - Hora de dormir - p.281)

Mas a melhor maneira de medir quanto vocês cresceram não é por centímetros, nem por quantas voltas consegue, dar na pista, ou mesmo sua média de notas, embora coisas essas, sem dúvida, sejam importantes. A melhor medida é o que vocês fizeram com seu tempo, como escolheram passar os dias e quem cativaram. (Sr. Buzanfa - p.302)


"Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração" (Beecher, segundo Sr. Buzanfa - p.306)



Música que o pai de August cantou com ele... (p. 294)



E se tem algo que não pude deixar de registrar para mim são os "Preceitos do Sr. Browe" e os enviados a ele pelos alunos após o término do ano letivo ;)



Preceito de Setembro
Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.
Dr. Wayne W Dyer

Preceito de Outubro
Seus feitos são seus monumentos
- Inscrição em uma tumba egípcia

Preceito de Novembro
Não tenha amigos que não estejam à sua altura
Confúcio

Preceito de Dezembro
A sorte favorece os bravos
Virgílio

Preceito de Janeiro
Nenhum homem é uma ilha
John Donne

Preceito de Fevereiro
É melhor saber algumas perguntas do que todas as respostas
James Thurber

Preceito de Março
Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito.
Blaise Pascal

Preceito de Abril
O que é belo é bom, e o que é bom em breve será belo.
Safo

Preceito de Maio
Faça todo o bem que puder
de todas as maneiras que puder
de todas as formas que puder
em todos os momentos que puder
a todas as pessoas que puder
sempre que puder
Regra de John Wesley

Preceito de Junho
Apenas siga o dia e busque o sol
The Polyphonic Spree, "Light and Day"

E esses são os preceitos que ele recebeu dos alunos... 


Não basta ser amigável. Você tem que ser amigo. (Charlotte Cody).

Não se esforce muito para ser legal. Sempre dá para notar, e isso não é legal. (Amos Conti)

Se você consegue passar pelo ensino fundamental sem ferir os sentimentos de ninguém, isso é muito maneiro. (Summer Dawson)

Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo. (Augusto Pullman - Auggie)


Bem, é isso! 
Espero que tenham gostado e que eu não tenha dado "muitos spoilers", afinal, para quem ama ler isso não é nada bom.

Boa leitura e até a próxima parada ;)

Abraço,
Ana Laura Queiroz

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!

author
Ana Laura Queiroz
Formada em Letras Português/Espanhol. Autora, professora e blogueira. Lê e escreve por paixão e por profissão. Para solicitar a prudução de um artigo, entre em contato.