quinta-feira, 20 de março de 2014

De Paris, Com Amor


ISBN: 9788502023604

Autor (a): Lino de Albergaria
Tradução: ---
Número de páginas: 88
Ano: 2005
R$ 36,00
Editora: Saraiva
Pontuação: ♥ ♥
Sinopse do Skoob: No início, os bilhetes foram curtos e tímidos. Aos poucos, eram os cartões postais de Paris que levavam as mensagens e sugeriam os passeios românticos. A fantasia de cada um percorre a cidade numa viagem imaginária, inteligente e delicada, e os caminhos correspondem às idas e vindas do relacionamento amoroso que se inicia.
"(...) Trata-se de uma história de amor. Só que escrita com A maiúsculo. Afinal, é com a palavra escrita, no espaço da sala de aula, que o livro nos faz realizar uma bela viagem. Uma homenagem à escola de verdade." (Jornal Proleitura/Unesp- Assis.)
Escrever cartas é uma forma privilegiada de comunicação, um momento de intimidade e ousadia. Lino de Albergaria, com seu mais recente livro juvenil, De Paris, com Amor, tece a adorável história de Melissa e Paulo Sérgio, que vão se descobrindo em trocas de correspondências secretas durante o ano letivo.

Minhas considerações: a leitura desse livro foi indicação de uma (agora) ex-aluna - Anna Paula Anturas, que ao perceber minha fascinação por cartas e por descrição dos lugares onde as histórias acontecem, acreditou (e acertou) que eu iria amá-lo.

Aos amantes de cartas e que tiveram uma adolescência recheada dessas produções, com um ou mais destinatários, com certeza é um livro para arrancar sorrisos e lágrimas... pelo menos assim foi comigo. Ler as cartas trocadas e um amor que nasce/cresce com elas, é simplesmente perfeito! Os personagens (Melissa e Paulo) vão se conhecendo e a gente passa a fazer parte da plateia, torcendo pelo amor, enquanto passeamos por Paris...
A diagramação do livro, as descrições que são feitas ao longo das cartas, a linguagem escolhida e trama em si, faz com que o "conjunto da ópera" tenha uma harmonia e tanto. Um livro com trama bem estruturada, envolvente e com uma linguagem simples. Certamente é um daqueles para ler e reler... e ficar com vontade de visitar cada um dos lugares descritos pelos personagens.

E vocês, já conhecem esse livro? Se ainda não, e gosta de romantismo, invista! Vale a pena!
Abraço, boa leitura e até a próxima parada!
Ana Laura Queiroz

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!

author
Ana Laura Queiroz
Formada em Letras Português/Espanhol. Autora, professora e blogueira. Lê e escreve por paixão e por profissão. Para solicitar a prudução de um artigo, entre em contato.