segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O Fotógrafo - Cristovão Tezza

ISBN: 9788501092540
Autor (a): Cristovão Tezza
Tradução: ----
Número de páginas: 288
Ano: 2004/2011
Editora: Rocco
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Sinopse: (Grupo Editorial Record) Como em uma foto analógica, onde o conteúdo se revela aos poucos, os personagens desse romance se mostram camada após camada, através de inquietações amorosas e existenciais. Pela falta de perspectivas, o choque de anseios, o cruzamento de desejos e sentimentos. Seus olhares, também inesperados, são as molduras desse universo. Cinco diferentes visões, cinco lentes distintas, para um curioso estudo em branco e preto, em solidão e ressentimento, de retratos da vida cotidiana. Nesta rede de narrativas que se cruzam, Cristóvão Tezza, um dos mais conceituados escritores brasileiros contemporâneos, revela uma sequência de polaroides urbanas. Uma linha alquebrada de acontecimentos que ganha força pela multiplicidade de pontos de vista. Uma devassa de relações destroçadas, ambições não cumpridas, de heróis comuns, vítimas de um exílio autoimposto, mergulhados na melancolia azeda da mesmice. Com grande agilidade, e fluidez linguística, Tezza limita a trama a um dia apenas, como um Ulisses curitibano. Na cidade, às vésperas das eleições presidenciais de 2002, enquanto Lula e Serra trocavam farpas, o fotógrafo do título, nunca nominado, é contratado por um homem misterioso para fotografar secretamente a modelo Íris. A cada rolo de filme, US$ 200. Apesar de aparentemente fácil, o trabalho se complica quando este se sente atraído pela moça. Enquanto decide se fica com Íris ou com o dinheiro, o fotógrafo — jornalista de 40 anos, dividido entre fantasia e realidade, seguro apenas atrás de suas lentes — tem ainda que administrar uma crise conjugal. Ele não sabe como dizer à mulher Lídia que quer a separação. Esta que, por sua vez, tem um caso com o professor de mestrado, Duarte, casado com Mara, analista de Íris, que sente falta de um amor do passado. Num arremedo da Quadrilha, de Drummond, Tezza urde uma teia de ressentimentos silenciosos, na qual todos estão ligados por uma série de coincidências. Um romance soberbo, aclamado com os prêmios da Academia Brasileira de Letras e da Bravo! de melhor romance de 2004, além de conquistar o 3° lugar do Prêmio Jabuti na categoria romance e ser um dos finalistas do Portugal-Telecom de Literatura Brasileira.

  • Meus pareceres...
Mais uma vez fui pega pela perna... rsrsr modo de dizer que mais uma vez encontrei um livro que traz a realidade em que vivemos no decorrer da história (como pode ser observado na sinopse); o fato de tudo acontecer em Curitiba e com citação de lugares tão fáceis de serem localizados até mesmo no Google Maps, é impossível não se apaixonar por esse livro. Aliás, característica esta presente também em outras obras do Cristovão Tezza.  

Outro aspecto que fez com que eu ficasse fascinada pela obra (a ponto de fazer crítica literária e apresentar em jornadas, ainda na época da faculdade), e comprar o livro novamente (já que o meu primeiro alguém pegou emprestado e nunca mais devolveu) é o fato de que tudo se passa em pouquíssimas horas (um dia apenas) e ainda por cima, a cada capitulo, é a visão de um personagem que fica em destaque... UAU, é como se de fato fossemos alguém vendo tudo acontecer, de todos os lados :) Simplesmente perfeito!

http://teleobjetiva-teleobjetiva.blogspot.com.br
"O fotógrafo" é mais uma daquelas obras que fazem com que eu pense que tudo o que li é real, tudo aconteceu com alguém (ohhh e quem nunca?). 

Em relação à linguagem, o escritor (a meu ver) é perfeito. Tem discursos ora curtos, ora longos; misturando pensamento e fala. É necessário que se tenha atenção ao lê-lo, no entanto, não é cansativa. Digamos que o texto flui livremente...

Quanto ao vocabulário e temática abordados, posso dizer que não mostra nada a mais do que já estamos habituados a ver pelas ruas. Para alguns, quando colocado em palavras (em um livro) parece chocante, no entanto, é a mais pura realidade. 

Em suma, é mais um dos que fazem parte da minha estante e jamais ficarei sem! Valeu com certeza ter comprado o último exemplar da 1ª edição rsrsr


Quer conhecer mais sobre o Cristovão? Dá o play! 
Atualização: entrevista disponível no site Université Blase Pascal, 2015.



Abraços e até a próxima parada
Ana Laura

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!

author
Ana Laura Queiroz
Formada em Letras Português/Espanhol. Autora, professora e blogueira. Lê e escreve por paixão e por profissão. Para solicitar a prudução de um artigo, entre em contato.