sábado, 27 de outubro de 2012

A culpa é das estrelas - John Green

ISBN: 9788580572261
Autor (a): John Green
Tradução: Renata Pettengill
Número de páginas:  
Ano: 
2012
R$ 29, 90 - compre aqui
Editora:  Intrínseca
Pontuação: ♥ ♥   


Sinopose: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico.
Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas. 
   

  • Meus pareceres:)

As minhas primeiras impressões (da capa e de tudo o que via sobre o livro) foram simplesmente perfeitas. O dia que ganhei o livro no sorteio que participei, dei megas pulos de alegria e, contava os segundos para vê-lo ser entregue em minha casa. Comecei a lê-lo e não via a hora de ter os tempos livre para continuar na conversa com a Hazel e cia. 
Posso dizer que o título do livro verdadeiramente deu "nome aos bois" - ou aos meus sentimentos. Durante o livro a sensação de "nossa, eu sei bem o que é isso", "nossa, eu queria muiiito estar em Amsterdam"(em especial na casa da Anne F ),  "nossa, perder lentamente alguém que a gente ama é uma droga"... Ao mesmo tempo, a energia positiva mesmo diante de um problema tão grande e sério que a Hazel e o Augustus passam, fez com que eu me sentisse a mais fraca e fresca do mundo; fez ainda com que eu sentisse vergonha das minhas fraquezas diárias. É incrível como que um livro que seria de tristeza, fez com que eu chorasse mas não pelo fato de eu "saber" que os personagens com quem eu estava amando passar os dias fossem morrer e sim por simplesmente me emocionarem com suas atitudes diante de um problema. E sim,  o "okay" que eles dizem é de fato mágico tanto quanto a reviravolta que um faz na vida do outro. Eu diria que o Augustus foi um enviado pelas estrelas para iluminar e alegrar os dias da Hazel e, ainda, fazer com que eu veja que os meus dias são mágicos e preciosos. Digo ainda que, temos o dever de ver a estrela que mora em cada um de nós e então, a culpa é simplesmente nossa.  

Eis umas imagens que encontrei no google (se alguém foi o dono delas ou souber quem é, por favor me avisem!)






Obs.: Uma das passagens que mais me emocionou (p. 48):
 "Eu estava para terminar o livro quando uma menininha de tranças surgiu na minha frente e e perguntou:
- O que e isso no seu nariz?  
- Humm. O nome disso é cânula. esses tubos me dão oxigênio e me ajudam a respirar - respondi.
A mãe dela tomou a frente e disse:
- Jackie - demonstrando total desaprovação.
Mas eu falei:
- Não, não, está tudo bem. - Porque estava tudo bem mesmo.
E quando a Jackie me perguntou: 
- Eles me ajudariam a respirar também?
Respondi:
- Não sei, vamos tentar.
Tirei a cânula e deixei a Jackie enfiá-la no nariz e respirar.
- Faz cosquinha - ela disse.
- Faz, não faz?
- Acho que estou respirando melhor - ela comentou.
- Mesmo?
- Mesmo.
- Bom - falei - Eu gostaria de poder dar minha cânula para você, mas eu meio que preciso muito mesmo da ajuda dela."

É isso! Logo, logo volto com outras resenhas ;)
Beijocas,
Ana Laura

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!

author
Ana Laura Queiroz
Formada em Letras Português/Espanhol. Autora, professora e blogueira. Lê e escreve por paixão e por profissão. Para solicitar a prudução de um artigo, entre em contato.